Você sabe o que é um briefing?
O desenvolvimento de um projeto inicia-se a partir de uma ideia. Esta, por sua vez, deve estar delimitada por um conjunto de exigências, que alvitram a base da expansão do produto. O Briefing concebe um itinerário de ação para criar a solução que o cliente busca. É a reunião de dados, possibilitando, assim, a compreensão e avaliação dos profissionais sobre o projeto. Nele, especifica-se qual o produto em desenvolvimento, o seu conceito, o destinatário e os recursos produtivos.
A importância do desenvolvimento do briefing
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
O desenvolvimento de um projeto inicia-se a partir de uma ideia. Esta, por sua vez, deve estar delimitada por um conjunto de exigências, que alvitram a base da expansão do produto. O Briefing concebe um itinerário de ação para criar a solução que o cliente busca. É a reunião de dados, possibilitando, assim, a compreensão e avaliação dos profissionais sobre o projeto. Nele, especifica-se qual o produto em desenvolvimento, o seu conceito, o destinatário e os recursos produtivos.
Há inúmeros modelos de briefing, porém não existe um exemplar único, cada empresa possui o que melhor se adapta e o peculiar para seu perfil. Alguns elementos são indispensáveis para constituir um bom brienfing , como o histórico da empresa, o problema de marketing que ocorre, objetivos, plano de ação, o publico alvo, áreas geográficas de interesses, como prazos e custos.
Por que fazer um Briefing?
A construção de um Briefing completo, claro e objetivo resultam no êxito do produto, isso ocorre, pois, o mesmo, é o documento de amparo para a análise das fases de crescimento e do protótipo final. Através dele, verifica-se os quesitos sugeridos e compara-los com os resultados obtidos. O Briefing pode ser sobreposto em diversas etapas do projeto. No inicio, ele pode ser utilizado para a elaboração de um orçamento com o designer e uma análise prévia de viabilidade (Briefing Preliminar). No decorrer do projeto, faz-se necessário o aprofundamento na tese relativa à empresas, ao mercado, à tecnologia e metodologia de trabalho. É importante, também, que os profissionais se envolvam com todos os relacionados, direta ou indiretamente, com o projeto, para determinar as delimitações, destacar os objetivos e criar relações de trabalho. Nessa fase, o designer deve adotar uma personalidade investigativa, crítica e curiosa, procurando extrair do cliente as necessidades, os valores e outras informações que contribuem para atingir as expectativas da empresa (Briefing Complementar). Como fazer um Briefing?
Não há regras determinadas para redigir um Briefing. O importante é tratá-lo como uma declaração, estando ciente de que o cliente e a equipe do projeto estão de acordo com o conteúdo. Com ele, evita-se a perda de informações, além de retificar possíveis desvios no produto. Sugerimos o Briefing Preliminar e o Briefing Complementar, por estarem apresentando resultados positivos para a formulação de um bom Briefing, porém, por ser isento de regras, pode-se optar por reunir todas as ideias em uma única etapa. Isso possibilita à equipe do projeto conhecer melhor o mercado do seu cliente e contribui na formulação final do conjunto de informações que formam o Briefing.
Publicado em 18/04/2024