Quando e porque utilizar arquivos em vetor
Boa parte das imagens geradas em computador são salvas em formatos baseados em mapas de informações de pixels, chamadas de “Bitmap”, “Raster” ou “rasterizadas”. Ou seja, o arquivo é gravado com as informações de quantos pixels a imagem possui, quais as suas cores e onde estão posicionados. Estão nesse grupo arquivos JPEG, GIF, PNG, BMP, TIFF, dentre outros.
Publicado em 18/04/2024

Reamostragem dos pixels
Boa parte das imagens geradas em computador são salvas em formatos baseados em mapas de informações de pixels, chamadas de “Bitmap”, “Raster” ou “rasterizadas”. Ou seja, o arquivo é gravado com as informações de quantos pixels a imagem possui, quais as suas cores e onde estão posicionados. Estão nesse grupo arquivos JPEG, GIF, PNG, BMP, TIFF, dentre outros. Essas imagens podem ser manipuladas em diversos programas, porém o mais recomendado é o Photoshop, além de algumas opções mais básicas para edição on-line.
O problema desse tipo de arquivo é que a imagem só funciona nesse padrão de tantos pixels de largura por tantos de altura. Se você tenta ampliá-la ou reduzi-la, o computador aumenta ou comprime o tamanho dos pixels originais, além de criar novos pontos para aqueles que não estavam na composição original ou que foram descartados — o que deforma a imagem.
Publicado em 18/04/2024