O que são RGB e CMYK?
A abreviatura RGB (Red, Green, Blue) representa o método de cores utilizado nos monitores, que fazem uso das cores Vermelho, Verde e Azul para compor imagens coloridas no computador.
Você sabe quais são as diferenças entre a escala RGB e a CMYK?
É muito importante que ambas sejam aplicadas da forma correta para que não haja interferência no resultado final do seu trabalho. Pensando isso, hoje vamos esclarecer toda e qualquer dúvida. Acompanhe!
RGB
A abreviatura RGB (Red, Green, Blue) representa o método de cores utilizadas em monitores e eletrônicos emissores, fazendo referência aos tons vermelho, verde e azul para compor imagens coloridas nas telas.
Essa escala tem como base a Teoria Tricromática em que a luz é o elemento chave para a formação de cores através do sistema aditivo - capaz de gerar mais de 16 milhões de tonalidades diferentes ao serem divididas nos 255 níveis.
- Vermelho: R=255, G=0, B=0;
- Verde: R=0, G=255, B=0;
- Azul: R=0, G=0, B=255;
- Branco: R= 255, G=255, B=255.

CMYK
Já o padrão CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black) emprega as cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto e é utilizado para produção de materiais impressos. Sua proposta é reproduzir, da maneira mais fiel possível, a maioria das cores do espectro visível e é por isso que é o esquema oficial do universo gráfico.
A combinação de duas cores aditivas primárias dá origem ao sistema CMYK, conforme ilustrado no esquema abaixo:
- Ciano: R=0, G=255, B=255.
- Magenta: R=255, G=0, B=255;
- Amarelo: R=255, G=255, B=0;
- Preto: R=0, G=0, B=0.

Padrões de cores
Para ressaltar outro sistema de cores extremamente importante, vamos lembrar que Pantone também existe!
"A Pantone é uma marca comercial muito utilizada na indústria gráfica que atua como referência em guia de cores e padronização", define Diego Vaz, supervisor de qualidade da Printi.
Seu diferencial - dentre outros correspondentes - está na formação de cores que ocorre através da mistura de pigmentos, ao contrário da distribuição por níveis da escala CMYK, por exemplo.