O que é comunicação visual? Descubra a importância para a identidade da sua empresa
Quando se fala em comunicação visual, estamos falando do conjunto de elementos visuais utilizados para transmitir informações e mensagens para os clientes. Por isso, o seu estudo e uso é frequente no contexto empresarial, pois há a necessidade dessa relação com os clientes.
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Publicado em 04/01/2025
Equipe Printi
Introdução
Junto a comunicação visual, temos a identidade visual, que está ligada à maneira como a empresa é vista pelo público, sendo indispensável para a criação de conexões com aqueles que vão consumir o produto ou serviço oferecido.
Por isso, é importante que a escolha de cada elemento seja feita com base em estudos da marca e do público. Para entender melhor a seguir está a explicação e a necessidade das empresas se preocuparem com essas formas de interação entre empresa e cliente.
O que é comunicação visual?
A definição da comunicação visual está ao nosso redor, em boa parte do que vemos durante a realização das nossas atividades rotineiras. Ou seja, são os elementos que realizam a transmissão e recepção das informações com o uso de recursos visuais.
O mais interessante é que esta comunicação não exige a presença de textos ou som, mesmo que eles sejam importantes em alguns casos. Porém, é possível receber ou transmitir uma mensagem apenas pela cor, imagem e outros timos de linguagens que podem surgir e serem distintas em determinadas épocas da existência humana.
Como exemplo prático, temos algumas cores e símbolos que, mesmo sem nenhuma frase, já conseguimos identificar o que ela está nos passando.
O vermelho do semáforo, indica que é preciso parar, já um círculo vermelho com uma linha atravessada, mostra que algo é proibido e, neste caso, a ilustração dentro do círculo define a proibição, como nos locais em que não é permitido fumar e existe um cigarro ilustrado.
Assim, fica evidente o quanto a comunicação visual é capaz de transmitir uma mensagem apenas com alguns elementos, o que a torna extremamente importante para o marketing e a publicidade.
Como funciona a comunicação visual?
Para que a comunicação visual funcione, deve-se existir um transmissor e um receptor. Ou seja, o meio que envia a mensagem e aquele que a recebe. Diante disso, o seu funcionamento só acontece quando os dois elementos conseguem realizar esta interação.
Para isso acontecer, é necessário que os elementos visuais escolhidos estejam inseridos no meio em que o receptor interage. Por isso, é comum encontrar comunicações diferentes em outros países, pois ela é moldada e criada com base nas vivências.
Para a publicidade o caminho é parecido. Porém, com o crescimento da internet, as comunicações passaram por algumas alterações. Hoje, é possível encontrar empresas que utilizam alguns “memes” para transmitir uma mensagem, mesmo que ele não tenha som e nem texto, apenas com a imagem.
Qual a importância da comunicação visual?
Além de ser mais uma das formas do ser humano se comunicar, a comunicação visual é uma necessidade no meio empresarial. Pois ela é capaz de encurtar o caminho entre o cliente e a empresa.
Junto a isso, quando um negócio tem a sua comunicação bem trabalhada, o público tende a ter uma confiança maior no produto ou serviço oferecido. Isso acontece porque a nossa mente tende a identificar e lembrar do produto como uma solução, atraindo mais consumidores e não deixando a marca ser esquecida.
Componentes da comunicação visual
São diversos componentes que podem compor a comunicação visual. Eles vão depender do objetivo e da mensagem que quer transmitir. Entretanto, alguns estão presentes na maioria dos modelos existentes, sendo eles: cor, forma, linha, textura, espaço e tamanho.
Cada um desses componentes conversa com o receptor. Por isso, a escolha deve ser feita em conjunto com a mensagem a ser entregue. Em outras palavras, todos os detalhes, mesmo que pequenos, serão importantes para compor a comunicação e assim chegar ao objetivo
O que é identidade visual?
Pode-se dizer que a identidade visual é um recurso da comunicação visual. Ela é o conjunto de elementos gráficos e símbolos que definem e representam a marca. Quando bem definidas, conseguem se fixar na mente no consumidor que, ao olhar apenas um detalhe, já consegue identificar a empresa.
Entre os elementos que transmitem a essência do negócio, temos:
Tipografia
A tipografia é o estilo, formatação e organização das fontes que serão utilizadas no design da marca. Para a escolha, é imprescindível que os elementos consigam transmitir emoção, a essência e o tom da marca.
Um arranjo com fontes robustas, por exemplo, pode transmitir força, o que diferencia de uma fonte cursiva, que mais delicada.
Um arranjo com fontes robustas, por exemplo, pode transmitir força, o que a diferencia de uma fonte cursiva, que é mais delicada.
Logo
Este é o símbolo gráfico, e tem uma força na representação da empresa. Ele é geralmente a combinação de tipografia, cores e formas que se unem e formam e passam a representar a empresa ou produto.
Quando bem projetado, causa um reconhecimento imediato, independentemente do contexto. Temos vários exemplos clássicos, como Mc Donald’s, Apple, Carrefour e outros.
Paleta de Cores
Junto aos elementos anteriores, a paleta de cores também tem uma função indispensável na identidade visual. Pois cada cor tem significados e associações que podem influenciar as percepções do público, além de ajudar no reconhecimento imediato.
A relação entre comunicação visual e identidade visual
O fato da identidade visual ser um recurso da comunicação visual faz com que elas tenham uma relação direta. A formação de uma depende da outra e o conjunto faz com que a mensagem consiga ser realmente transmitida.
Assim, juntas, elas conseguem desenvolver uma conexão com o público, garantindo não só o reconhecimento da marca, mas a criação de um laço como o consumidor, que é capaz de gerar resultados positivos.
Qual é a relação entre comunicação visual e marketing?
No marketing, a relação entre a identidade e a comunicação visual proporciona a criação de uma experiência completa para o cliente.
As empresas podem unir os dois elementos e desenvolver mais do que uma estratégia voltada para a venda de um produto, mas para que o público se envolva por meio de sensações, percorrendo um caminho sensorial até a conversão.
Produtos gráficos para comunicação Visual
Agora, com todo o conhecimento sobre a comunicação visual e a identidade, é necessário também conhecer os produtos gráficos que ajudam na divulgação e criação das campanhas que ajudam a consolidar o negócio no mercado.
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Banners e faixas
Os banners e as faixas são ótimos produtos para que a comunicação visual seja explorada. Eles são versáteis e a confecção é feita em diferentes tamanhos, o que ajuda na inclusão de diferentes tipos de Logos.
Adesivos personalizados
A personalização de adesivos também é uma ótima escolha. Além de ser uma forma simples de divulgação, o fato deles colarem nas superfícies fazem com que a campanha tenha uma durabilidade maior e seja vista por mais pessoas.
Totens e displays
Os Totens e displays, físicos ou digitais, garantem uma identidade visual consistente, principalmente em eventos ou apresentações. É uma maneira de divulgar o produto ou serviço, deixando evidente as características e o tom da empresa.
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Cartazes e pôsteres
Os cartazes e pôsteres são ferramentas visuais poderosas para campanhas de comunicação. Possuem uma grande capacidade de chamar atenção, e são ideais para pontos de venda, vitrines e eventos.
O uso de imagens impactantes, com a tipografia adequada, consegue transmitir rapidamente a mensagem da marca, atraindo o público e dando ainda mais destaque para campanha.
Testeiras personalizadas
Frequentemente utilizadas em balcões de atendimento ou expositores, as testeiras personalizadas têm um alto poder de atração, ainda mais em ambientes fechados.
Ao personalizar a testeira com elementos da identidade visual da marca, a presença é reforçada no ambiente, garantindo que a comunicação seja clara e impactante.
Conclusão
Com a Printi, você consegue transformar a percepção da sua marca com produtos de comunicação visual personalizados capazes de impactar visualmente o seu público. Explore nossa categoria de Comunicação Visual e descubra como podemos ajudar sua empresa a se destacar.
Publicado em 04/01/2025