Identidade visual: como escolher a melhor paleta de cores para o seu unboxing
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Você sabe quais parâmetros utilizar para definir a paleta de cores do seu negócio? E como inserir isso na rotina da sua marca? Para te apresentar as respostas mais adequadas trouxemos reforço! Hoje, você vai conhecer a Emilly Naranjo, proprietária da empresa de itens de papelaria Uma Tipo e especializada em criatividade. É o momento de dedicar a devida atenção que a sua identidade visual merece e impulsionar seu nome!
Emilly tem 24 anos, nasceu em Osasco/ SP e hoje reside na capital paulista. É uma pessoa divertida, super descontraída - daquelas que não sabe conversar sem mandar figurinhas no WhatsApp - e extremamente apaixonada pelo que faz. Apesar de não ser formada, por decidir se dedicar à Uma tipo, chegou a cursar Design Gráfico e, além de amar esse mundo criativo, tudo o que aprendeu no curso é o que possibilita boa parte das coisas que faz em sua empresa, como posts para redes sociais, design dos produtos, escolha de tipo de impressão, papéis e tudo mais.
A jornada da Uma Tipo
A Uma tipo surgiu em julho de 2018, mas não como é hoje. Na época, tratava-se de uma conta de lettering no Instagram em que a Emilly compartilhava suas artes, fazia encomendas de quadros, plaquinhas e diversos produtos personalizados. "Era uma conta no Instagram que eu compartilhava minha rotina como artista mesmo. Com o tempo, quando fui percebendo que a Uma tipo começou a se tornar algo sério e com o qual eu queria seguir e crescer, senti a necessidade de começar a otimizar processos para poder escalar minha marca", relembra a empreendedora. Assim, criou seu site, que facilitava um pouco mais o processo das encomendas. "Mas aí fui percebendo que não estava mais curtindo tanto o personalizado, sabe? Eu já não produzia com o mesmo amor de antes e então veio a ideia de migrar para a papelaria, que é algo que eu também amo! Aos poucos fui fazendo essa transição e é aí que entra a senhora Printi - onde muitos dos nossos produtos são feitos até hoje - que foi a gráfica que produzi 3 modelos de bloquinhos para a primeira coleção de papelaria", conclui.
Além de deixar as anotações das umatipers super lindas com um catálogo de produtos incríveis, o propósito da marca está associado a conforto, leveza e identidade. "Nosso propósito é, assim como diz nosso slogan, proporcionar uma rotina mais leve, organizada e colorida. Leve, pois nada supera a paz de ter todos as tarefas e compromissos anotados; Organizada, por motivos óbvios - risos; E colorida, pois além de funcionais, nossos produtos trazem um pontinho de cor para o dia-a-dia", descreve Emilly.
Por que a paleta de cores é tão importante?
Além de ser um elemento da identidade visual - que é algo essencial para que seus clientes lembrem da sua marca -, a paleta de cores é a chave para transmitir a harmonia e criatividade do seu negócio, principalmente no momento de criação dos produtos, itens do unboxing etc, com menciona a Emilly. "Por exemplo, se uma marca de acessórios que tem uma vibe mais fofa e coloridinha começa a fazer fotos em um fundo preto, não ficaria muito condizente, já que o preto remete a algo mais sofisticado e sério. A partir do momento que você consegue criar o universo da sua marca de forma bem estruturada, você não precisa se limitar a um número 'X' de cores para utilizar em seus materiais. Por exemplo, a Uma Tipo no início tinha uma paleta de apenas 3 cores: turquesa, mostarda e rosa. E essas 3 cores permaneceram durante quase um ano! E lembro que em um lançamento que fizemos em abril, eu estava criando o design dos produtos e senti a necessidade de incluir mais uma cor ali para complementar, e recordo que depois de vários testes, o verdinho foi o escolhido pra fazer parte da paleta. No próximo lançamento também teremos produtos na cor lilás, que foi algo muito pedido pelas umatipers", diz, empolgada.
Portanto, vale mais se preocupar em criar um universo para a sua marca do que focar apenas na paleta. "Aqui na Uma tipo, eu sei que se lançasse um produto vermelho, por exemplo, que é uma cor que quase nunca aparece por aqui, ainda sim faria sentido, pois nesse produto eu colocaria elementos do universo da marca, como margaridas, estampas que estão sempre aparecendo por aqui, uma frase com a nossa tipografia... entende?", exemplifica. "É difícil explicar a maneira ideal de se aplicar uma paleta, pois tudo é teste. Há marcas que usam uma paleta com cores bem distintas, fortes, contrastantes e opostas no círculo cromático, como rosa e verde, azul e amarelo... Mas aqui na Uma tipo, não utilizo de cores extravagantes dessa forma. Nossos produtos são sempre em cores mais claras, sem um contraste tão evidente assim e sempre prefiro usar vários tons de uma mesa cor do que várias cores, mas nada impede que isso vá mudando com o tempo. Definitivamente não há uma regra!", afirma.
Aqui na Printi utilizamos um método extremamente eficaz para criar essa unidade de modo que todas as comunicações estejam sempre alinhadas: o Design System. E para que você entenda melhor como funciona o documento, em uma breve entrevista a Thainá Carline, Diretora de Arte do time de Marketing da Printi, explicou a importância de colocar o processo em prática. "O Design System, em questões práticas, facilita o desenvolvimento do trabalho das equipes de design. Ele padroniza os processos e elementos de uma marca e tudo isso serve não somente pra fazer com que as práticas de trabalho fiquem mais dinâmicas e até objetivas, mas também para melhorar a experiência do cliente, além de reforçar a identidade visual da marca através do uso consistente de cores, tipografia, botões, ícones e todos as outras partes desse conjunto de bibliotecas. E foi por isso que decidimos começar um DS na Printi, já que com tantas pessoas das áreas de design e tecnologia responsáveis por criar produtos visuais que levam e reforçam o nome da empresa, consideramos importante que tudo isso esteja o mais alinhado possível com a identidade que estamos construindo, sem esquecer da vantagem de deixar nosso trabalho ainda mais ágil e assertivo", expõe.
Qual o papel do unboxing nessa história?
Para consolidar sua marca, a Emilly fez alguns investimentos, entre eles dedicou uma determinada verba a construção do seu unboxing, uma técnica que fez toda a diferença em suas vendas. Nesse ponto, a empreendedora aproveitou para resgatar alguns momentos da sua história e dar dicas para você, querido leitor ou leitora, levantar o astral do seu negócio. "Coloque itens que condizem com o seu nicho e também que sejam úteis para o seu cliente. Utilize cores, elementos, frases e tipografias que fazem parte da identidade e do universo da sua marca. Por exemplo, aqui na Uma tipo enviamos adesivos, marca páginas, cartões de agradecimento com artes super legais para colar na parede... Agora imagine uma marca de roupas enviar um marca página de brinde? Não faria tanto sentido como em uma papelaria, entende?", expõe. "Uma cliente que compra, por exemplo, um planner aqui na Uma tipo e recebe uma caixa personalizada com um envelope dentro envolto em um papel de embrulho todo coloridinho, contendo o produto adquirido e vários mimos como cartela de adesivos, régua, pôster... Sem dúvidas vai sentir todo o cuidado com o seu pedido e muito provavelmente voltar a comprar com a gente. Inclusive, lembro de um feedback que recebi uma vez em que a cliente disse 'acho que essa foi a encomenda mais linda que já recebi!', foi incrível saber disso, pois mostra que o unboxing foi tão incrível pra ela quanto o produto em si", revela a dona da marca de papelaria.
O resultado desse cuidado impacta diretamente nas vendas, já que as pessoas avaliam, na verdade, o quanto os chamados recebidinhos são "instagramáveis". "Modéstia a parte, é quase impossível receber uma caixinha da Uma Tipo e não fazer pelo menos um story, né? hahaha Vejo clientes que nem são muito ativas nas redes sociais e não costumam postar muitos stories, mas que toda vez que recebem a caixinha, fazem questão de postar! Então essa se torna mais uma forma de divulgação", indica.
Processo criativo
O desenvolvimento do processo de materializar as ideias exigiu muita criatividade da Emilly. "Canso de receber directs de pessoas perguntando 'vi que vc faz o miolo dos cadernos na Printi, mas não encontrei essa opção lá'. E realmente não há essa opção, mas nessa hora se você usa a criatividade, pensa 'o miolo do caderno é constituído por folhas em papel offset. Então, se no produto flyer há a opção de papel offset, você pode mandar fazer, sei lá, 5 mil unidades e terá folhas o suficiente para cerca de 60 cadernos', entende? Tudo é criatividade e adaptação!", aconselha. Além desse formato, a empreendedora também produz itens tanto para unboxing quanto para o próprio escritório. "Faço blocos de anotações dos mais variados tamanhos, capas flexíveis dos cadernos, embalagens do kit de bottons, bolsos dos cadernos - esses 3 últimos são todos na opção 'flyer premium' -, e também já fiz mousepads. Todos os itens do unboxing também entram na lista, como adesivos, marca páginas, cartões decorativos, papel de embrulho, a faixa que envolve a caixa…", finaliza.
Acesse www.printi.com.br e transforme seu unboxing já!
Publicado em 18/04/2024