Cores que combinam: entenda o círculo cromático e veja as opções
Para entender as cores que combinam, você deve entender como se forma o círculo cromático e a relação entre as cores. Dessa forma, você saberá como utilizar esquemas monocromáticos, análogos, complementares e em tríade para realçar suas artes.
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Tudo sobre cores que combinam
Você faz parte do time que busca cores que combinam antes de fazer seus projetos? Isso já faz parte do cotidiano dos designers em diversas ocasiões, mas se você não tem esse conhecimento, pode ser que isso passe despercebido.
Quer seja para adicionar personalidade a um design gráfico, dar vida a um ambiente ou criar um material promocional cativante, conhecer a tabela de combinação de cores é essencial.
E para desvendar esse universo vibrante, o círculo cromático é a bússola que você precisa. Continue lendo e conheça o poder da paleta de cores!
Leia também:
Azul e laranja, diversão e entretenimento
Assim com o azul e o amarelo, combinar tons de azul acinzentado com laranja vivo, dá um excelente resultado. O laranja tem a propriedade de aquecer o azul, que é uma cor fria, conferindo um visual moderno e diferenciado.
Essa combinação é perfeita para impressos relacionados a diversão e entretenimento.
Entenda o círculo cromático
O círculo cromático é a chave para desvendar o mundo das cores que combinam. Ele apresenta 12 cores distintas, dispostas lado a lado e organizadas por tonalidades.
As cores primárias - vermelho, amarelo e azul - são o ponto de partida, das quais derivam as cores secundárias e terciárias. A partir da mistura dessas cores, obtemos uma gama variada de matizes. Vamos aos detalhes:
- Cores primárias: são a base de todas as outras cores. Vermelho, amarelo e azul não podem ser criados pela mistura de outras cores.
- Cores secundárias: surgem da combinação das cores primárias. Por exemplo, vermelho e amarelo formam o laranja.
- Cores terciárias: resultam da mistura de uma cor primária com uma secundária, criando cores como o vermelho-alaranjado.
Além disso, o círculo cromático ajuda a identificar combinações harmoniosas, como as monocromáticas, análogas, complementares e tríades.
É a partir dele, portanto, que você aprende como fazer combinação de cores na hora de criar designs, fotografias e composições visuais que transmitem as sensações e mensagens desejadas.
Com esse conhecimento inicial, você já deu o primeiro passo para ter projetos harmônicos. Mas ainda assim, sabemos que há uma chuva de perguntas: quais cores combinam mais juntas? Quais as cores que combinam com tudo? E o que combina com a cor verde?
Vamos desvendar isso entrando um pouco mais no círculo cromático e nas paletas de cores.
Quais cores combinam?
Diante de tantas opções que o círculo cromático nos apresenta, precisamos entender as cores que combinam para ter um projeto harmonioso, certo?
Além da teoria básica que você acabou de conhecer, a combinação de cores envolve entender o contexto e o propósito por trás de cada utilização.
As conexões entre as cores podem evocar diferentes emoções e mensagens, e aprender a jogar com essas interações abre um leque de oportunidades criativas.
Para transmitir a sensação de segurança, por exemplo, a combinação do azul e branco são ideais. Isso porque as cores nos afetam de forma emocional e potencializam sensações, dando significado e valor a elas.
A seguir, vamos explorar algumas abordagens populares para combinar cores eficazmente em seus designs e projetos.
Combinação de cores monocromática
Na imagem, você enxerga alguns tons de verde, representando o monocromatismo, e sua combinação com o amarelo, numa relação análoga.
A abordagem monocromática de combinação de cores é elegante e consiste em escolher uma única cor e trabalhar com várias nuances, saturações e luminosidades dela.
Trabalhar com um esquema monocromático garante coesão visual e pode ser uma opção sofisticada para branding. É a forma segura de saber que todas as cores escolhidas conviverão em harmonia, pois todas são variações de uma mesma cor.
Por exemplo, pensar em cores que combinam com azul não nos remete apenas à cor primária, mas a uma variedade que vai do azul-celeste suave ao profundo azul-marinho.
Sabe a pergunta sobre o que combina com a cor verde? Você pode optar pelas diversas variações da cor, combinando tons claros e escuros.
O verde é uma escolha criteriosa no design e é a cor símbolo da esperança, prosperidade e natureza. Tem sido bastante relacionada à prática de atividades físicas.
E ao invés de se manter monocromático, você pode combiná-lo com cores análogas.
Combinação de cores análogas
As cores análogas são vizinhas no círculo cromático e partilham um tom raiz, proporcionando tranquilidade e naturalidade quando usadas juntas.
Pensando em cores que combinam com verde, você pode escolher verde-claro, amarelo-verde e verde pinho.
Ao pensar na tabela de combinação de cores com marrom, as análogas poderiam incluir bege e caramelo.
Este esquema de cores é uma aposta segura para criação de um design que transmite continuidade e conforto. Mas cuidado para não misturar cores frias e quentes na mesma harmonia, ok?
Combinação complementar
Na paleta de cores, as complementares situam-se diretamente opostas no círculo cromático e criam um contraste dinâmico quando emparelhadas.
Estamos falando de pares como laranja e azul. Na hora de aprender como fazer combinação de cores, você verá que os tons de azul acinzentado se casam muito bem com o laranja vivo.
O laranja tem a propriedade de aquecer o azul, que é uma cor fria, conferindo um visual moderno e diferenciado. Essa combinação é perfeita para impressos relacionados a diversão e entretenimento.
Falando das cores que combinam com vermelho, temos o verde. Essa combinação crim uma sensação vibrante e energética, perfeito para chamar a atenção em peças de marketing.
Essa técnica da tabela de combinação de cores complementares é excelente para realçar uma cor particular e dar vida a um layout, mas deve ser usada com moderação para não sobrecarregar o espectador.
Combinação tríade
Por fim, temos a combinação tríade, que utiliza três cores que estão igualmente espaçadas no círculo cromático. Isso resulta em um esquema vibrante, porém mais balanceado do que o complementar.
Por exemplo, cores que combinam com amarelo em uma tríade poderiam incluir azul e vermelho, oferecendo uma paleta de cores vibrante e equilibrada.
Esse esquema é ótimo para criar interfaces de usuário vibrantes ou elementos gráficos que necessitem de uma "pop" colorida, sem perder a harmonia das cores.
Ao criar paletas com tríade, recomenda-se escolher uma cor dominante e usar as outras duas como acentos para manter o design atraente e não esmagador.
Aprendeu como fazer combinação de cores e está animado para aplicá-la em seus próprios projetos? Na Printi, você dá vida e cor às suas ideias com qualidade excepcional!
Crie flyers, cartões de visita, banners e muito mais, escolhendo a paleta perfeita para impressionar.
Não espere mais, visite a Printi e comece a transformar sua visão criativa em realidade!
Explore sua criatividade cromática em seus projetos com a Printi!
Ao desbravar o círculo cromático, você adquire um entendimento profundo sobre como as cores interagem e se complementam.
Desde esquemas monocromáticos até combinações tríades vibrantes, as cores que combinam têm o poder de comunicar, invocar emoções e capturar a atenção.
Lembre-se, a harmonia visual não apenas agrada aos olhos, mas amplifica a mensagem que você deseja transmitir.
Com a Printi, você tem a liberdade de explorar sua criatividade cromática e concretizar suas visões coloridas com resultados impactantes e profissionais!
Publicado em 18/04/2024