Como fazer um logo criativo
Desenvolver um logotipo não é tarefa fácil. Imagine então fazer um símbolo criativo que transmita a credibilidade de sua empresa em apenas alguns traços. A missão pode parecer complicada, mas o resultado é compensador. Para tal, é importante considerar a área de atuação, público alvo, concorrentes, entre outros fatores relevantes para o seu negócio. Mas como criar um logotipo criativo? Depois de entender como você pode passar uma boa imagem com um logotipo original e criativo, veja algumas dicas que podem contribuir para um resultado positivo:
logo criativo após estudos
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Desenvolver um logotipo não é tarefa fácil. Imagine então fazer um símbolo criativo que transmita a credibilidade de sua empresa em apenas alguns traços. A missão pode parecer complicada, mas o resultado é compensador. Para tal, é importante considerar a área de atuação, público alvo, concorrentes, entre outros fatores relevantes para o seu negócio.
Mas como criar um logotipo criativo?
Depois de entender como você pode passar uma boa imagem com um logotipo original e criativo, veja algumas dicas que podem contribuir para um resultado positivo:
1. Pesquise como seu público compreende a empresa
É importante entender como seus consumidores se relacionam com empresas concorrentes. Desta forma, você terá informações relevantes e inspiradoras como: quais as principais razões para a utilização dos serviços prestados e o que o cliente julga importante? Como seus concorrentes se posicionam e qual será seu posicionamento?
2. Diferencias
Após pesquisar seu público alvo e seus concorrentes, será possível ter uma visão clara sobre seus principais atrativos em relação ao mercado. Os seus pontos fortes deverão fornecer dados preciosos para a composição da imagem da marca.
3. Pesquise para ter boas ideias
Conteúdo é uma das ferramentas mais valiosas para o desenvolvimento de qualquer material. Durante o processo de criação do símbolo que irá representar sua empresa, produtos ou serviços, você deve empregar todo o conhecimento que adquiriu. Explore cores, fontes e formas. Pesquise em livros, internet, revistas e em qualquer outro meio que possa lhe agregar informações.
4. Faça esboços
Os esboços podem ser feitos em qualquer pedaço de papel. A intenção é rabiscar ideias para não esquecê-las e inspira-lo ainda mais. Outra função dos esboços é evitar perder uma boa quantidade de tempo em um logotipo que não será utilizado. Por fim, selecione os mais adequados e transforme-os em vetor, através de programas apropriados.
5. Escolha o tipo de fonte
A fonte (ou letra) diz muito sobre seu logotipo e sua escolha deve ser criteriosa. É possível usar alguma já existente ou, se julgar mais apropriado, desenvolva a fonte ideal. Você também pode adaptar a fonte de sua preferência. Atente-se para não escolher modelos com pouca legibilidade, pois podem parecer bonitos e simpáticos à primeira vista, poderão prejudicar a imagem da empresa pela falta de entendimento do leitor.
6. Faça diversas adaptações do mesmo logo
Depois de definir os modelos de esboço e transforma-los em vetor, crie versões de cores e posições para todos os modelos. Deixe-os em preto e branco e aplique-os em fundos de cores variadas para verificar se os contrastes manterão a identidade da marca. Diminua e aumente ao máximo. Logos muito detalhados podem transformar informações preciosas em borrões se aplicados ao cartão de visitas ou em espaços pequenos.
7. Peça opinião de pessoas que não estão envolvidas no projeto
Após a definição da imagem mais apropriada, peça a opinião de amigos, parentes e conhecidos. Se possível, faça uma breve pesquisa com clientes em potencial. Pessoas que não estão envolvidas no projeto podem lhe mostrar perspectivas diferentes do proposto. Escute todas as opiniões com atenção e análise quais delas poderão ser aplicadas. Não lance sua marca no mercado se ainda houver dúvidas de sua eficiência. Este é o momento de efetuar as alterações necessárias.
Porém, a mais valiosa das dicas é contratar profissionais especializados para desenvolver seu logo, podendo ser através de agências de propaganda ou designers, garantindo a qualidade e eficiência do material. Nesta etapa, a experiência do profissional faz uma grande diferença. Portanto, não economize! Uma solução muito bem aceita pelos usuários é o de concorrência criativa, um novo conceito empregado pela Logovia, onde o cliente decide o quanto pagar e o prazo para a produção dos itens. Além de criar um logo, você pode solicitar a papelaria corporativa, material de divulgação impresso e digital, entre outras possibilidades.
Publicado em 18/04/2024