Branding: a estratégia que transformará a gestão do seu negócio
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Você sabe o que é branding? Entender a importância dessa estratégia pode transformar a gestão da sua marca de forma inovadora. Por isso, hoje vamos falar sobre as bases que formam esse conceito e como aplicá-lo no seu planejamento. Contamos com a participação da Ellen Pretel, Gerente de Marketing da Printi, e da Lívia Vasconcellos, fundadora da Lojinha da Lívia.
O que é branding?
A função do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
Ellen Pretel
De acordo com a especialista Ellen Pretel, branding é tudo aquilo que ajuda a construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor e, por isso, clareza e coerência são as palavras-chave da estratégia. "Você precisa de clareza sobre qual é a proposta de valor que o seu negócio oferece ao cliente e de coerência para demonstrar essa mesma proposta de valor em sua comunicação e nas suas estratégias de negócio. Tudo isso também pode e deve ser demonstrado além do produto, afinal, branding é quem a marca é e isso inclui desde a criação do seu logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz até os valores da cultura da sua empresa", define.
Esse trabalho contínuo é responsável por um cenário expressivo para as empresas, já que causando uma impressão no público, automaticamente haverá um retorno. Mas, para que tudo ocorra dentro dos conformes, é importante construir uma base sólida que tornará as tomadas de decisões extremamente efetivas e trará os tão buscados resultados positivos. "Em uma boa gestão dessa marca também entram atividades como a comunicação com seus diferentes públicos (incluindo seus colaboradores, fornecedores, terceirizados e, é claro, seus clientes) e parcerias estratégicas que reforcem seu posicionamento", reforça a profissional.
A importância de uma boa gestão
Um bom branding é capaz de te destacar entre concorrentes, ele te torna único no mercado e faz com que as pessoas passem a olhar para você como referência. Tudo isso no final reflete em aumento de faturamento, como detalha Lívia. "Essa estratégia está atrelada não somente as vendas momentâneas, mas a construção de um negócio no longo prazo. Acredito que sempre ter me preocupado em construir a imagem da Lojinha gerou, à longo prazo, muita identificação por parte da nossa audiência e obviamente, acarretou em vendas e crescimento. Não existe e nunca existiu Lojinha sem um branding bem feito. Claro que o investimento e a preocupação mudam com o tempo, porém sempre foi algo que nos importamos e dedicamos tempo projetando", diz.
A técnica para gestão de marca foi aplicada em cada passo dado pela Lojinha da Lívia. "Desde o início, eu e meu pai sempre nos importamos com a identidade da loja e tudo que envolvesse o branding. Mesmo sem vender todos os dias, sabíamos que esse posicionamento faria diferença no futuro. No início, tínhamos recursos bem menores, porém sempre buscamos implementar nossa paleta de cores, fontes, identidade visual, cultura e propósitos da empresa. Com o passar do tempo e aumento de vendas, investimos cada vez mais no branding da minha empresa. Contratamos designer, pessoas para ajudar no marketing e criação de campanhas. Tudo para que a Lojinha e sua identidade estivesse sempre na cabeça do consumidor", relata a empresária.
Branding no dia a dia
XYZ. "Qualquer tomada de decisão, seja uma mensagem do suporte - com a linguagem típica da loja - ou criação de um conteúdo, tem que estar alinhado ao branding. Afinal, queremos passar sempre a mesma informação para o nosso cliente: Somos a papelaria que ele irá encontrar os melhores itens, com os melhores preços e um atendimento de excelência. Tudo isso está atrelado ao nosso branding, pois, além da comunicação interna com o time - muito da cultura da minha empresa-, o branding externo deve estar completamente alinhado ao que queremos passar.
Iniciar essa jornada é um processo gradual, mas que vale muito a pena, assim como aconteceu com a Lojinha da Lívia. "Quando comecei, haviam poucas possibilidades de compra com papelaria finas ou refinadas. Havia muito do mesmo no mercado, portanto, eu precisava me diferenciar. Busquei me definir como a papelaria do diferente, da marca que teria uma curadoria antes de fazer a venda. Impor uma marca que não se preocupava só com o preço, mas em entregar o melhor produto e a melhor experiência. Sempre fomos vanguarda", garante. "Quero que cada cliente que compre na lojinha, saiba que aquele produto foi escolhido a dedo. Pensado em cada tipo de cliente", conclui, reafirmando o posicionamento.
Rebranding
O rebranding ocorre após ser identificada uma necessidade de renovação na gestão da marca, como introduz Ellen. "Surge como alternativa de atualização de 'quem a marca é'. Isto é, pressupõe que já foi realizado um processo completo de branding que, por diferentes fatores, pode estar desatualizado. Nesse processo você irá atualizar todo o conjunto de símbolos que identificam a sua marca", explica.
Os motivos que podem levar a essa busca por evolução podem partir tanto de ações externas quanto internas. "Às vezes essa demanda surge a partir do mercado consumidor que muda seu comportamento e necessidades, da própria estratégia do negócio ou mesmo porque a comunicação da marca precisa ser renovada - às vezes é tudo isso junto!", justifica. "O importante nesse processo é entender que o rebranding tem que acontecer também na essência de seu negócio. Caso contrário será apenas uma nova roupa em um antigo eu... Sua marca perde coerência e, consequentemente, a confiança do consumidor que percebe essa diferença entre discurso e ação", alerta.
Publicado em 18/04/2024