Como é feita a produção de embalagens e rótulos de cerveja [Série Cervejaria Artesanal #3]
Imagem 1
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
As embalagens e rótulos ajudam a atrair o cliente e levam informações sobre o produto. No caso específico de rótulos e embalagens de cervejas, esses dois materiais promocionais são responsáveis pelo posicionamento da marca.
Por isso, especialmente quando falamos de cerveja artesanal, esses itens são bem característicos e diferentes de outras marcas. Conhecer o processo de produção desses materiais te ajudará a escolher as melhores opções para o seu negócio. Confira!
Quais são os materiais usados na produção de embalagem e rótulo de cerveja?
Existem diversos tipos de materiais considerados aptos para a produção de embalagem e rótulo de cerveja. Para o transporte adequado e melhor personalização, o papelão onda E, costuma ser mais recomendado. Esse tipo de material possibilita uma melhor apresentação gráfica e facilita a personalização, que pode ser total ou parcial. Além disso, é mais adequado para esse tipo de uso, pois confere estilo e personalidade ao produto. Os rótulos também apresentam uma variedade de opções. Sendo mais comuns: o BOPP para baixas temperaturas, BOPP metalizado e removível. Como os próprios nomes já mostram, são materiais específicos para o uso em baixa temperatura e de fácil remoção. LEIA MAIS A importância do rótulo e da embalagem perfeita [Série Cervejaria Artesanal #1] Referências de design para cervejarias artesanais [Série Cervejaria Artesanal #2] Itens para a sua cerveja artesanal Como é feita a produção de uma embalagem e rótulo de cerveja? O papelão Ondulado E (Onda E), utilizado como embalagem para garrafas de cerveja artesanal, é desenvolvido por uma estrutura com um ou mais elementos ondulados, conhecidos como miolos. Esses elementos são unidos um a um, por meio de uma colagem quente, aplicada nas pontas das ondas. Formando assim, uma capa revestida. Na hora da personalização, o material pode receber tanto a personalização total da área externa, quanto parcial, apenas com o logo e pequenos elementos da marca. Nesse segundo caso, o recomendado é que o cliente crie sua arte em fundo brando ou na cor do material (Onda E). O Polipropileno (BOPP) é um termoplástico semicristalino. A produção desse filme é feito por meio da polimerização – uma reação química que provoca a combinação de um grande número de moléculas e forma uma macromolécula – do monômero Propeno. As características do BOPP permitem que seu adesivo seja usado em produtos que exigem rótulos de alta resistência. Como é o caso da cerveja artesanal, que tem contato com temperaturas mais baixas. Agora que você já conhece as melhores opções de materiais para a sua cerveja artesanal, não perca tempo, a Printi pode te ajudar com essa produção.Publicado em 18/04/2024