Pantone anuncia cores de 2021: cinza 'ultimate gray' e amarelo 'illuminating'
Pantone-2021
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
A empresa americana de consultoria de cores Pantone anunciou nesta quarta-feira (9) as cores que serão tendência em 2021. As escolhidas foram o cinza "ultimate gray" e o amarelo "illuminating".
Não é a primeira vez que a Pantone anuncia 2 cores para o ano. O mesmo aconteceu no ano de 2015, quando foram anunciadas as cores Rose Quartz e Serenity.
"PANTONE ULTIMATE GRAY 17-5104 + PANTONE ILLUMINATING 13-0647, uma união de cores que traz a mensagem da força e da esperança, ambas eternas e inspiradoras", anunciou o Instagram da marca.
"Duas cores independentes que se unem para nos oferecer
inspiração, combinando sentimentos mais profundos de
consideração e respeito com a promessa otimista de um dia ensolarado", completou.
Amarelo | ILLUMINATING 13-0647
Um amarelo brilhante, alegre, quente e impregnado pela energia
solar, cintilando com vivacidade.
Cinza | ULTIMATE GRAY 17-5104
Emblemático de elementos sólidos e confiáveis que são duráveis,
eternos e o fundamento de uma base firme.
Ainda segundo a Pantone, o par de cores "salienta como elementos diferentes se encontram para apoiar uns aos outros" e expressa "força e positividade".
Opinião profissional
Ramon Marques, um dos diretores de arte do Marketing da Printi, falou um pouco sobre a escolha das cores para 2021. "Assim como nos últimos anos, a Pantone mantém sua busca incessante por trazer elementos do mundo físico para cores parametrizadas que podem ser replicadas no mundo inteiro, sem variação de cor - ou com uma variação mínima", disse.
"Foi assim no ano passado quando o Classic Blue foi anunciado, remetendo ao céu infinito de uma tarde; no ano anterior com Living Coral, lembrando-nos da nossa vida marinha, e por aí vai", continuou. "Este ano não poderia ser diferente. A combinação das cores Ultimate Gray e Illuminating trazem os elementos das pedras, representando força e solidez; e luz, representando a esperança por tempos melhores".
Porém, a combinação do amarelo com tons cinzas e até pretos já é utilizada em peças de design ao redor do mundo há um bom tempo. "Alguns exemplos disso são empresas de grande porte, como a EY (Ernest Young, uma das maiores consultorias do mundo), Nikon, Goodyear e até pela música Black and Yellow , do rapper norte-americano Wiz Khalifa".
Por essa razão, "apesar do conceito de trazer força e esperança para o foco no ano de 2021 refletir uma mensagem positiva e necessária, a combinação de cores foi vista por muitos designers e criativos como óbvia", explica Ramon.
O diretor de arte finaliza com questionamentos. "Será que exatamente por essa combinação já ser muito utilizada isso não provaria que ela funciona? Além do mais, o papel do designer é apostar em cores e combinações que trazem uma mensagem clara e objetiva - e o cinza e amarelo têm se provado muito efetivo neste aspecto. Cabe então um desafio para todos os criativos agora: como usar uma combinação já comum, de uma forma nunca antes vista?"
Escolha anterior da Pantone
Desde 2000 a Pantone seleciona a cor do ano. "Classic blue" foi a última cor escolhida e a decisão pela tonalidade sugeria calma e confiança - sentimentos que combinavam com o nosso desejo de equilíbrio para a chegada de uma nova década. A referência da cor na cartela é PANTONE 19-4052.
Publicado em 18/04/2024