Neuralink de Elon Musk apresenta implante cerebral que lê sua mente
Artboard 1 copy 3implantes
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Uma das empresas de tecnologia de Elon Musk, a Neuralink, apresentou um implante cerebral capaz de ler sua mente. Duas semanas atrás, o empresário mostrou um dispositivo de leitura do cérebro que usa pequenos "segmentos" para detectar a atividade dos neurônios. Assim, os usuários poderiam controlar seus gadgets, como computadores e celulares, com a mente.
Na apresentação, que aconteceu na Academia de Ciências da Califórnia, Elon Musk disse que, em longo prazo, descobriremos uma maneira de "alcançar uma espécie de simbiose com a inteligência artificial". Para quem acha que a tecnologia está indo longe demais, o milionário justificou que nada é de uso obrigatório. "Isso é algo que você pode escolher se quiser."
Como funciona o dispositivo de Elon Musk que lê mentes?
Para inserir o dispositivo, a Neuralink desenvolveu um robô equipado com óptica avançada capaz de tecer os fios delicados ao longo do tecido cerebral sem danificar os vasos sanguíneos. O robô neurocirúrgico insere seis fios (192 eletrodos) por minuto usando uma agulha de 24 mícrons. Uma vez incorporado ao cérebro do usuário, o dispositivo deve ser capaz de realizar operações de leitura e gravação com volume de dados muito alto. O receptor externo, então, se comunica sem fio com o chip embutido e se conecta aos aplicativos, embora atualmente se baseie em uma conexão externa com fio (USB-C). LEIA MAIS Aplicativo de filtros para fotos pode colocar a segurança da informação em risco Como fica a estratégia de marketing com o fim dos likes no Instagram? Como fazer o melhor planejamento para o segundo semestre Tudo isso é muito inovador, mas ainda está em fases de testes com animais. Segundo Musk o implante foi testado com um macaco que controlou um computador com seu cérebro. Os planos de testar a tecnologia de leitura de neurônios em humanos deve acontecer apenas em 2020. Saiba mais detalhes na matéria (em inglês) do Designboom.Publicado em 18/04/2024