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Mulheres CEO: dicas sobre como abrir um negócio e empreendedorismo feminino

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Empreendedorismo feminino | Imagem: iStock

Tem dúvidas sobre como abrir um negócio e precisa de referências? Conheça a trajetória da Laryssa Alves, publicitária por formação e especialista em Marketing no Instagram, fundadora e CEO da Mulheres CEO: uma plataforma de educação para mulheres empreendedoras. Prepare-se que vêm dicas exclusivas por aí!

Empreendedorismo feminino

Laryssa Alves | Imagem: Acervo pessoal

Uma grande plataforma voltada para o empreendedorismo feminino, a Mulheres CEO surge de forma totalmente natural, assim como o desenvolvimento de seu alcance. "Sempre digo que a Mulheres CEO nasceu como hobbie, até porque a minha intenção no começo não era trabalhar e viver disso... A MCEO veio da minha vontade de compartilhar conhecimento sobre marketing e mindset com outras empreendedoras, mas eu não me sentia segura o suficiente para fazer isso na minha conta pessoal, por isso resolvi criar uma nova conta do zero. No começo eu não tinha nenhuma grande meta, apenas vontade de me expressar", explica.

O sucesso veio repentinamente, assim como a ideia do novo negócio. "No começo eu não tinha grandes planos, minha maior meta era terminar 2019 com 10 mil seguidores, mas o que eu não esperava é que terminaríamos o ano com mais de 190 mil - e mais de 300 mil no fim de 2020. Eu fui aprendendo tudo na prática, errando e acertando até encontrar o melhor caminho, mas acredito que desde o começo o nosso maior diferencial foi o conteúdo de qualidade. Todas as mulheres que chegaram até a nossa comunidade chegaram através do conteúdo. É claro que com o crescimento e amadurecimento da empresa começamos a aplicar novas estratégias, mas acredito que nosso pilar fundamental continua sendo o conteúdo gratuito", comenta a fundadora.

Novos desafios

Os aprendizados de começar do zero | Imagem: Acervo pessoal

A publicitária já tinha o DNA de empreendedora mesmo antes da Mulheres CEO surgir. "Comecei a empreender em meados de 2016 com uma loja de roupas, na época eu comprava em atacado e revendia as peças. Em 2019, a Mulheres CEO começou a crescer muito rápido e me demandar cada vez mais tempo, por isso acabei tendo que dar uma pausa na loja para focar na MCEO", relembra. Apesar de financeiramente estabilizada, a Laryssa pensa grande e está mergulhando ainda mais fundo nesse universo. "Agora que consegui delegar algumas funções, quero voltar com a marca, mas não revendendo, com fabricação própria mesmo. Será um desafio mas estou bem animada!", se empolga.

Com essa nova fase, a fundadora da Mulheres CEO - e agora também proprietária da Rozez, que inclusive é o nome da antiga loja - trouxe três pontos principais que você deve considerar no processo de começar um negócio do zero.

Planejamento!

Comece se planejando | Imagem: Reprodução/ Instagram

Nada como se planejar, certo? É o primeiro passo para o caminho do sucesso, como a própria Laryssa reconhece. "Fiz exatamente o passo a passo que ensino para nossas alunas: pesquisa de mercado, persona e público-alvo, construção de branding para entender como eu queria que as pessoas vissem a marca… Como eu já tinha uma certa bagagem do empreendedorismo, foi bem mais fácil do que quando comecei a MCEO ou quando passei a revender roupas em 2016", diz.

Como não poderia ser diferente, os aprendizados durante essa trajetória foram inúmeros. Por isso, a especialista em Marketing destacou as principais lições que você precisa levar para sua jornada em empreendedorismo.

  1. Ninguém vai acreditar tanto no seu negócio quanto você. Faça por você, não fique esperando aprovação dos outros.
  2. Nunca gaste todo o dinheiro que entra na sua empresa, sempre tenha um capital de giro e visão a longo prazo. Isso evita muitos problemas financeiros no futuro.
  3. Foque em fidelizar os clientes que você já tem ao invés de ficar sempre querendo novos clientes. É muito mais fácil vender para quem já comprou de você e teve uma boa experiência.
  4. Cada nível do seu negócio vai demandar mais esforço. Esteja preparada para os desafios de cada degrau do seu negócio.

Explore o poder das embalagens

Entregue experiência | Imagem: iStock

A embalagem é uma das partes mais importantes para entregar uma boa experiência ao cliente e criar o famoso “efeito uau” após a compra. "Um erro que muitas empreendedoras cometem é enxergar as embalagens como um gasto e não como um investimento na imagem e branding do negócio", conta.

E para que você saiba qual o melhor modelo para o seu negócio, existem algumas observações que trarão esclarecimentos. "Entenda quais são as demandas do produto que você oferece: se é maior, menor, mais frágil… Além disso, pensar sempre no branding do seu negócio - bato novamente nessa tecla -, não adianta querer que as pessoas te enxerguem como uma marca sofisticada se a sua embalagem não é de qualidade, por exemplo. Então é bom levar tudo isso em consideração", afirma.

Invista no unboxing

Unboxing personalizado | Imagem: iStock

Se tem algo que faz a diferença, é o tal do unboxing. A técnica, que consiste em personalizar a entrega, é um grande diferencial capaz de conquistar seu cliente de cara... É o tal do amor à primeira vista. "O unboxing pode entregar uma ótima ou uma péssima experiência de compra para o cliente, e é essa percepção que fará com que tenha ou não vontade de comprar novamente nesse mesmo negócio. Então, investir em um bom unboxing é investir em uma alta taxa de fidelização e de clientes satisfeitos, que provavelmente indicarão para amigos também.

Mas como se utilizar dessa técnica sem deixar de lado a essência da empresa? A Laryssa revelou o grande segredo para não errar no seu unboxing e manter a sua identidade. "Tudo se baseia em surpreender o cliente, enviar algo que ele não estava esperando, como cartões, adesivos, brindes em geral. Não precisa ser uma coisa super especial ou cara, apenas algo que ele não estava esperando, assim ele terá a sensação de 'pagou por X mas recebeu X+Y', recomenta. "Outra coisa que sempre aconselho é dar um cupom de desconto para a próxima compra, assim, as chances de fidelização do cliente são ainda maiores", releva a publicitária.

Printi e Rozez

Escritório Mulheres CEO | Imagem: Acervo pessoal

E a Printi, mais uma vez, esteve presente nessa história reforçando que parceria é um dos nossos valores mais importantes. "Conheci a Printi há uns 3 anos por indicação de alguém. Fiz recentemente os materiais do unboxing da minha futura marca de roupas: caixas de correio, tags, pôster e adesivos e fiquei encantada com o resultado", declara.

Publicado em 18/04/2024

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