Fim de ano: hora de fazer um balanço do seu negócio
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
A gente piscou e ele já está batendo na porta - ele mesmo, o final de ano. E quantos desafios você precisou enfrentar para chegar até aqui? Ainda assim, você conseguiu e está na hora de fazer um balanço do seu negócio para avaliar o desempenho nesse ano tão árduo. Identifique já como aconteceu seu progresso e prepare-se para os resultados ainda mais positivos do próximo ano!
Porque é importante fazer um balanço de fim de ano?
O balanço de fim de ano tem como objetivo avaliar o desempenho da sua empresa referente aos 12 últimos meses, colocando em pauta todas as questões que foram levantadas durante o ano, incluindo lucro e todos os aspectos mercadológicos. Dentro desse processo também são apresentados dados e documentos das áreas que compõem a empresa, permitindo uma análise com demonstrativos reais.
Talvez você esteja se questionando se isso é mesmo necessário, e a resposta é sim! Além de ser obrigação de toda organização prevista no Artigo 1.179 do Código Civil Brasileiro de 2002 - exceto MEIs -, é através dessa reunião de informações que é possível entender em que momento o seu negócio está, o que poderá refletir em um novo planejamento estratégico para aumentar a produtividade e resultados. Em outras palavras, dedicar um período do final de ano para fazer essa análise é um grande fator para construir um futuro de sucesso.
Como fazer um balanço?
Afinal, como realizar esse tal balanço? Não existem regras que não possam ser mudadas, já que as condições podem variar de negócio para negócio. Por isso, selecionamos os principais pontos que você deve levar em consideração no momento de realizar o seu. Confira:
Tenha suporte de um contador
Ter do seu lado um profissional capacitado para interpretar os resultados de forma correta é essencial. Nesse caso, a figura de um contador é a mais recomendada para prestar esse auxílio, considerando que é a parte da empresa mais inteirada nos trâmites financeiros. Portanto, aproveite a oportunidade para esclarecer todas as dúvidas e discutir possíveis ideias e transformações na empresa.
Entenda o cenário em que sua empresa está inserida
Tudo bem se o resultado não for o esperado. Você precisa considerar o cenário em que sua empresa esteve inserida durante o ano - aqui pode entrar posicionamento, investimento e fases. Mas, o que pode te ajudar a ter esses dados de forma clara, é fazer o uso de matrizes, como a SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, traduzido como Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) - técnica de planejamento estratégico que auxilia na identificação de forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças referentes a competição ou projetos - e BCG (desenvolvida pela consultoria Boston Consulting Group, por isso a nomenclatura) - metodologia que analisa a função dos produtos da carteira da empresa, atuando na tomada de decisão sobre permanência ou retirada.
Use os pontos negativos a seu favor
Independente do resultado, você com certeza encontrará pontos a serem melhorados. Utilize isso a seu favor e veja como uma chance de agregar ainda mais qualidade ao nome da sua empresa. As tendências não param de surgir e estão aí para serem exploradas!
Publicado em 18/04/2024