Experiência de Unboxing: A arte de entregar felicidade
Aprenda a trazer mais felicidade na experiência do unboxing com a nossa embaixadora Emilly, criadora da papelaria Umatipo.
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Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
A experiência do cliente é um fator fundamental para o sucesso de qualquer negócio. E quando se trata de e-commerce, a experiência de unboxing tem se tornado cada vez mais importante.
Neste contexto, empreendedoras como a Emilly, criadora da papelaria Umatipo, têm investido na personalização do unboxing, a fim de surpreender e encantar seus clientes.
Neste artigo, vamos explorar a importância da experiência de unboxing, a criatividade no processo de criação e como se diferenciar do “comum”.
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Como tudo começou
A Umatipo surgiu em julho de 2018, mas não como é hoje. Na época, tratava-se de uma conta de lettering no Instagram, depois de algum tempo, Emilly teve a ideia de migrar para a papelaria. Para consolidar sua marca, fez alguns investimentos, entre eles dedicou uma determinada verba a construção do seu unboxing, uma técnica que fez toda a diferença em suas vendas.
Como empreendedora, Emilly logo percebeu que precisava investir em uma abordagem mais sofisticada para a entrega de seus produtos. Com o tempo, ela entendeu que a visão genérica de vender um produto e enviá-lo ao cliente não era mais suficiente para fidelizá-lo. "Eu, assim como muitas outras empreendedoras que começaram seus negócios aprendendo na prática, fomos descobrindo a importância da experiência do cliente. Afinal, não basta apenas oferecer um produto de qualidade, é preciso se diferenciar da concorrência e criar uma experiência única para o cliente", destaca Emilly.
A experiência de unboxing é a oportunidade que o empreendedor tem de mostrar um pouco do universo de sua marca na caixinha que o cliente recebe. É nesse momento que o cliente tem um contato físico com a empresa e pode ser surpreendido de forma positiva, gerando uma sensação de felicidade que será associada à marca.
Inovando no unboxing
Na hora de planejar o unboxing, é importante buscar se diferenciar do que já é comum. Atualmente, muitos unboxings têm itens como papel de embrulho, adesivos, cartões de agradecimento e cheirinhos, mas isso não significa que o empreendedor precisa seguir exatamente o mesmo padrão.
"Não é porque os itens do seu unboxing são “óbvios” que o seu unboxing precisa ser óbvio! Por exemplo, têm dois pôsteres da Umatipo que vão junto dos pedidos, escrito “a mulher adulta definitivamente não tem um minuto de paz” e “working! já que não nasci herdeira”, e isso tem muito a ver com o universo marca! As umatipers super se identificam e a maioria têm eles colados na parede.", complementa.
Para inovar no unboxing, basta usar a imaginação! É possível utilizar esses itens de forma criativa e personalizada, como a Umatipo faz com seus pôsteres com frases relacionadas ao universo da marca.
Processo criativo
Para criar uma experiência de unboxing única, é importante que o empreendedor utilize sua criatividade e busque referências em diferentes lugares. O processo criativo pode ser um pouco diferente para cada pessoa, mas é importante exercitar a criatividade no dia a dia, mesmo que de forma inconsciente, para que ideias possam surgir de forma natural.
Sabe quando você está fazendo faxina, lavando louça, tomando banho e vem aquela super ideia? Pois bem! "O exercício da criatividade tem que estar presente ao longo do seu dia a dia, mesmo quando você não sabe nem que está ali exercitando a criatividade." diz Emilly.
"Eu utilizo muito o Pinterest, pois ele tem um acervo gigantesco. Acompanho perfis de pessoas e marcas que me inspiram, mesmo que não tenham nada a ver com o meu nicho ou tenha um conceito bem diferente… Visito lugares como livrarias, lojas conceito e claro, estou por dentro do que está em alta nas redes sociais. Um exercício muito bom é você estar sempre observando outros empreendedores, também!" complementa.
Printi no unboxing
No caso da Umatipo, a marca utiliza produtos da Printi em seu unboxing, por isso surgiu essa grande parceria. Esses itens são essenciais para criar uma experiência de unboxing que surpreenda e encante o cliente, gerando a sensação de felicidade e satisfação que toda empresa busca.
"Nossos produtos preferidos da Printi são: O papel de embrulho (que peço como papel bandeja); adesivos, sem dúvida alguma! Aqui usamos adesivo tanto para fechar o papel de embrulho, quanto para mandar de brinde, quanto para colar na embalagem. Flyers que são bem versáteis, para, por exemplo, card de agradecimento, pôsteres legais; e marca página!" diz a empreendedora.
Dicas para entregar felicidade
Investir na experiência do unboxing é uma forma de entregar felicidade ao cliente e fidelizá-lo à marca. Para isso, é importante buscar conhecer bem o seu público, utilizando itens comuns de forma inovadora e buscando surpreender de forma positiva.
"Faça uma sequência de enquetes nos stories com opções de itens para o unboxing, abra uma caixinha para pedir sugestões, e aí, com isso você começa a pensar como o seu público e em qual seria a experiência que ele gostaria de ter!" aconselha, Emilly.
"Se você sabe que o seu público é um público que adora decorar o planner, bullet journal… é interessante o seu papel de embrulho ter uma estampa bem legal que a pessoa possa recortar e utilizar para decorá-lo. Outro exemplo, você que está no nicho de moda, enviar uma fita métrica, para que nas próximas compras, ela tenha ali em mãos para acertar no tamanho da peça que irá comprar." complementa.
Gostou das dicas? Faça como a Emily da @umatipo e personalize seu unboxing com a Printi!
Publicado em 18/04/2024