Estratégia de Marketing: entenda o que é persona e crie a sua
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
As personas tem tomado materiais educativos sobre estratégias de marketing e chamado muita atenção por sua eficácia. Mas, afinal, você sabe por onde começar a criar as suas? A Isabela Gomes, jornalista e responsável pelas redes sociais da Printi - além de provedora das nossas personas <3 -, te ajuda! Em primeira mão, ela detalhou passo a passo como realizar esse procedimento. Confira!
O que é persona?
Personas são uma forma de representar os clientes de determinada empresa com a finalidade de solidificar e direcionar estratégias de marketing. Elas são desenvolvidas levando em consideração dados reais, como características demográficas e necessidades fundamentadas em histórias verídicas.
Entenda que desenvolver personas não é descrever seu público-alvo. Enquanto as personas apresentam características extremamente específicas e pessoais e são estudas/ construídas de forma individual, o público-alvo apenas traz atributos gerais de um grupo.
Como desenvolver personas
O processo de criação de personas exige, em primeiro lugar, uma longa etapa de pesquisa do público da empresa. "Quando falamos em personas, diferentemente de público-alvo, precisamos de uma análise minuciosa de dados, dos comportamentos e interesses de um público já existente e não de um público que se busca atingir. Isso significa que elas não nascem de suposições, mas de uma aproximação real com o seu público, que lhe permite enxergar detalhes específicos e conhecê-lo de fato", afirma a jornalista.
Sendo assim, é essencial estudar cada parte que vai compor suas personas. "Um passo importante neste processo é entender quais são os seus canais de contato com os clientes e o quanto você pode se aprofundar em conhecer as características desse público por meio desses canais", diz. A essa altura, você deve responder algumas perguntas, como elenca a Isabela logo abaixo:
- Sua empresa tem redes sociais?
- Quais dados demográficos essa rede te fornece sobre o seu público?
- Como são as interações das pessoas no seu perfil?
- Quais conteúdos mais engajam?
- O que os seguidores comentam?
- Quais as principais dúvidas, pedidos ou reclamações que a sua página recebe por chat?
Indo um pouco mais além, você pode explorar diferentes referências que servirão como base para suas personas. "Um balanço das suas vendas também pode ser uma boa fonte. Qual é a região da cidade, estado ou país em que você mais tem clientes? Quais são os seus top produtos mais vendidos? Essas informações te levam ao contexto em que o seu público vive, além de evidenciar os interesses e preferências dele", garante.
Após o cumprimento dessas etapas iniciais, as coisas começam a tomar forma. "A partir da coleta de todos esses dados, você está apto para fazer um mapa de empatia - ponto chave para a criação de personas! O mapa de empatia é uma ferramenta que te permite desenhar o perfil do seu cliente, com base nos sentimentos, dores e necessidades". Essa etapa se baseia em 6 perguntas:
- O que [seu público] pensa e sente? - Quais suas preocupações e sonhos, seus ideais?
- O que vê? - Como é o mundo que o cerca, seu cotidiano, seus amigos?
- O que ouve? - Comunicação que consome, pessoas e ideias que o influenciam, marcas preferidas
- O que fala e faz? - Quais assuntos são importantes para ela?
- Quais são suas dores?
- Quais são suas necessidades?
"Com essas questões, que serão respondidas durante o processo de pesquisa, você conseguirá chegar na criação da(s) persona(s) que representa a sua marca. A palavra empatia é fundamental nessa criação, pois além de entender tudo o que é importante para o seu público, você precisa se colocar no lugar dele para perceber como sua empresa pode, de fato, ajudá-lo e o diferencial que o seu produto ou serviço precisa ter", indica Isabela.
A eficiência da estratégia
Agora que você já sabe quais são os passos importantes para a criação das personas da sua empresa, é importante ressaltar pontos que não podem passar despercebidos. "Se preocupe, de fato, com o que o seu público sente, como ele se comporta, o que ele espera de um produto ou serviço, quais dores ele já tem em relação às outras empresas, o que é importante para ele. Por isso, empatia é a chave fundamental de todo o processo", assegura.
"Ficou claro que quando você entende o seu público, toda a estratégia da sua marca se torna mais eficiente e você está pronto para lidar com as necessidades dos clientes, certo? Sua marca cresce de forma segura, com foco no consumidor e com uma comunicação muito mais eficaz - pilares fundamentais para o sucesso", alega a profissional. Por isso, não se esqueça da estrutura básica:
- Pesquisa de público: canais de contato com o cliente que possam ser uma boa fonte;
- Análise de dados e das interações do seu público;
- Mapa de empatia;
- Desenvolvimento da persona.
O desenvolvimento de personas da Printi
Em primeiro lugar, desenvolver as personas da Printi foi um processo desafiador! A Printi já tinha redes sociais com inúmeros seguidores e, em alguns momentos, eu fiz um "trabalho de formiguinha", em rever comentários, reações, mexer em posts antigos etc. Porém, foi um projeto muito gratificante para a minha vida profissional. A partir das 20 personas desenvolvidas, surgiram projetos de comunicação, um calendário de posts mais certeiro e com foco total no nosso público. A comunicação da empresa melhorou muito nas redes e isso faz todo o processo de 6 meses de intensa pesquisa valer muito a pena.
Isabela Gomes
Publicado em 18/04/2024