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Construindo uma marca forte: dicas e estratégias para criar para aplicar no seu negócio

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Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Laryssa Alves, fundadora da plataforma Mulheres CEO | Imagem: Acervo pessoal

No cenário empresarial dinâmico e altamente competitivo de hoje, a marca é muito mais do que apenas um logotipo ou um nome. Ela é a essência de uma empresa, a promessa que ela faz aos seus clientes e a imagem que ela projeta para o mundo. Uma marca forte não apenas atrai clientes, mas também cria lealdade e confiança.

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Por isso, nesse conteúdo você vai ficar por dentro de dicas e estratégias para criar uma marca consistente e trilhar seu caminho para o sucesso. E tudo isso por meio de uma entrevista exclusiva com a proprietária da plataforma Mulheres CEO, Laryssa Alves. Confira!

Por que ter uma marca consistente é tão importante

Transmita a sua mensagem da melhor forma | Imagem: Shutterstock

Afinal, o que é uma marca consistente? "É uma marca que consegue transmitir a mesma mensagem em todos os seus canais e pontos de contatos, seja em redes sociais, site próprio, pontos físicos… Com comunicação estratégica, cores bem definidas, elementos visuais únicos. É uma marca que consegue ser lembrada com mais facilidade pelos seus consumidores ou potenciais clientes, sendo assim, consegue se diferenciar dos seus concorrentes mais facilmente", define Lary.

Sendo assim, uma marca consistente é importante para estruturar muito bem o branding da sua marca. "A maior parte das pequenas empreendedoras acreditam que branding é 'coisa de marca grande', quando na verdade é totalmente o contrário, uma marca só se torna grande após investir muito em branding, diferenciação e marketing. Por isso o que funciona é fazer o básico bem feito: defina bem o seu público, defina como você irá se comunicar com eles e por fim defina qual é o diferencial e universo da sua marca", sugere.

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Identidade e valores

Identidade impressa | Imagem: Acervo pessoal

A base de tudo é uma boa identidade e valores definidos. "A identidade precisa ser pensada considerando o que você vende e quem é o seu público. Por exemplo, você não pode ter uma empresa que vende convites de casamento de luxo, e ter uma identidade visual totalmente 'espalhafatosa' ou que comunique algo totalmente diferente do propósito do seu produto. Se o seu público é jovem, naturalmente sua empresa precisa ter uma imagem e comunicação jovem, se o seu público é de alto padrão, o mesmo deve ser refletido na sua marca e assim sucessivamente", expõe, por experiência.

Para garantir que todos os aspetos da empresa - desde o logotipo até a comunicação - estejam alinhados com a marca, invista em criatividade. "Crie um plano estratégico de posicionamento digital e branding, um manual de marca. Assim, todos os conteúdos, imagens, posts, fotos e elementos visuais ou sensoriais seguirão o mesmo padrão definido anteriormente", diz Lary. E sobre o que não fazer: "Tentar copiar o que está em alta ou o que a concorrência está fazendo. Não adianta tentar criar uma marca consistente se todos os dias você muda a rota e começa a seguir a trend do momento. É preciso definir um caminho estratégico e ser fiel a isso, caso contrário você não conseguirá criar uma imagem consistente na mente do seu público", recomenda.

A tal da consistência

Construa uma marca consistente | Imagem: Acervo pessoal

De acordo com a Lary, toda marca amadurece e muda com o tempo, pode ser uma mudança simples ou um reposicionamento completo de marca (mudança de cores, logotipo, comunicação). Por isso não existe uma fórmula concreta para manter a consistência, já que isso depende do momento atual da marca e do tamanho da mudança que será feita. Pode ser apenas o acréscimo de uma nova cor ou um posicionamento completo.

"O que pode ser feito é estar sempre atento ao mercado e principalmente às mudanças internas da marca. Muitas vezes o seu público pode mudar ao longo do tempo (envelhecer, mudar interesses) e a sua marca precisa acompanhar essa mudança. Ou intencionalmente você pode querer trocar radicalmente de persona e será preciso fazer uma mudança que dialogue com esse novo público", afirma a empreendedora.

O fato é que uma marca nunca é concreta, ela está sempre em construção, então é normal estar sempre mudando e se adaptando ao longo do caminho. Essas palavras vieram da Lary, que também trouxe pontos de atenção que fazem toda a diferença. Veja abaixo:

1. Mídias sociais

As mídias sociais são ótimas para construir um relacionamento mais próximo com o público, já que é possível compartilhar diversos tipos de conteúdos, desde institucionais até bastidores de uma marca. Uma marca que sabe usar as redes sociais de forma inteligente e intencional consegue criar uma comunidade forte, com pessoas que não só tem a intenção de comprar como também indicam e compartilham a mensagem dessa marca voluntariamente.

2. Estratégias e público-alvo

Definir uma paleta de cores específica, para que as pessoas reconheçam o seu negócio além do logotipo. Definir o seu tom de comunicação e linha editorial, para conseguir atrair o público certo. Ter uma presença consistente nas redes sociais e nos canais de comunicação da marca, principalmente no começo, para construir uma boa presença digital. Incentivar a interação do público e participação nas escolhas da marca (compartilhar bastidores, pedir ajuda com novos produtos, ouvir opiniões e críticas construtivas). 

3. Claro, medir o sucesso

É essencial medir o sucesso da sua marca. Defina suas métricas-chave e lembre-se que uma marca que é lembrada pelo público, que consegue se destacar/diferenciar da concorrência, que não vende apenas oferecendo preço baixo e que consegue conquistar novos clientes com frequência (além de vender novamente para quem já comprou anteriormente).

Mulheres CEO

Unboxing MCEO | Imagem: Acervo pessoal

A Mulheres CEO nasceu como um projeto paralelo para compartilhar conhecimento e incentivar mulheres a tirarem seus projetos do papel. "No começo o meu maior foco era compartilhar o máximo de conteúdo possível, fazendo dois a três posts por dia, focando em conteúdos de educação e de inspiração. Acredito que isso foi o que mais fez a diferença em nossa jornada: ser consistente desde o primeiro mês para conseguir conquistar espaço e ser lembrado pelas pessoas, além de incentivar o compartilhamento dos nossos conteúdos, para conquistar cada vez mais crescimento orgânico", relembra. 

Além disso, outra coisa que fez toda a diferença no começo foi definir muito bem o público e saber falar exatamente o que as mulheres queriam ouvir. "Por entender quais eram os maiores sonhos e dificuldades da nossa comunidade, conseguimos criar conteúdos que geravam grande identificação, o que gerava um grande boca a boca e uma divulgação gratuita e voluntária por parte dos nossos clientes. Assim fomos aprendendo a criar uma marca consistente ao longo da jornada, testando, errando e acertando", conclui.

Publicado em 18/04/2024

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