Como branding e psicologia das cores se relacionam? [Série Cores #2]
745x407px-BlogPost Destaque G-
Publicado em 18/04/2024
Equipe Printi
Se você acompanha nosso Blog, já sabe que as cores têm influência nos resultados da sua marca. Se você não sabe do que estamos falando, leia o primeiro post da Série Cores: Como a cor influencia nos resultados da sua marca [Série Cores #1]. Lá você começará a entender que branding e psicologia das cores estão intimamente ligados.
Afinal, o que é a psicologia das cores?
Psicologia das cores é um conceito bastante complexo, mas podemos resumir como o estudo de matizes como um aspecto determinante no comportamento humano. Afinal, as cores influenciam percepções que não são óbvias, como o gosto de uma comida, por exemplo. Aí começa a entrar o branding. As marcas bebem constantemente nessa fonte de informações: cores específicas despertam emoções específicas. Contudo, definir sensações é algo muito subjetivo. O que podemos fazer em relação a isso é usar alguns métodos que possibilitam que profissionais de marketing compreendam para quais cores, entre outros aspectos visuais, os consumidores direcionam o olhar, estabelecendo alguns padrões que podem ser encontrados na lembrança emocional de certas cores. No Blog Forebrain você pode ver uma lista de técnicas para entender a mente do consumidor. Se o seu produto ou campanha impactarem, as chances da sua marca serem fixados na memória do consumidor aumentam consideravelmente.O que dizem as cores
No post de hoje, vamos falar de duas cores especialmente: o verde e o amarelo. Afinal, estamos no Brasil e essa combinação está muito presente em nossa vida na hora de torcer, além de ser uma mistura muito presente na nossa natureza, com o sol brilhando constantemente sobre florestas e praias. Que sorte! LEIA MAIS Como a cor influencia nos resultados da sua marca [Série Cores #1] Psicologia das cores e a personalidade da sua marca [Série Cores #3] Faça sua paleta de cores usando o Adobe Color 3 Dicas para exercitar a criatividade mesmo trabalhando no escritório Por que há variação de cor nos materiais? Psicologia das cores: você sabia que cada cor pode alterar sua percepção?Vamos às cores em questão?
Verde
O verde representa esperança, ou seja, está ligado ao futuro, à juventude - vide a fruta que está verde antes de ficar madura. Além disso, a cor verde é a mais usada para retratar a natureza, o orgânico, incluindo um estilo de vida mais saudável. O verde está ainda ligado ao dinheiro (já reparou como são representadas as notas em desenhos animados?). A cor, portanto, é bem versátil!Amarelo
O amarelo é uma cor ambígua, por isso é preciso prestar atenção especial ao combiná-la com outras cores. Ao mesmo tempo que a cor do sol se relaciona a otimismo, disposição e alegria, também pode se ligar a ciúme, hipocrisia e repreensão - o cartão amarelo do futebol é um ótimo exemplo para esse caso. Uma observação que vale a pena ser feita é sobre o nosso paladar: tanto o azedo, quanto o refrescante e o amargo são sabores atribuídos ao amarelo. Na próxima semana continuaremos com o último texto da série trazendo informações sobre o azul, o roxo e o preto. Não perca!Publicado em 18/04/2024