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Diagramação: o que é, importância e como fazer em 10 passos

A diagramação é a disposição dos elementos gráficos, principalmente textos e imagens, em um espaço definido. Ela é empregada de forma perceptível em jornais, revistas, cartazes, websites e também na televisão, e é um dos trabalhos mais conhecidos do design gráfico. Isso, claro, se ele souber como fazê-la de forma eficiente.

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Os princípios fundamentais da diagramação

Publicado em 18/04/2024

Equipe Printi

Tudo sobre Diagramação

Você já se pegou admirando um folheto, website ou revista pelo simples fato de que eles parecem tão bem organizados e atraentes? Pois é, a magia por trás disso tem um nome: diagramação! 

Essa arte sutil dá vida ao texto e às imagens, criando uma experiência visual cativante. 

Mas o que é a diagramação de um texto ou de álbum? Quais são os tipos existentes? E como fazer? 

Aqui, vamos apresentar todos esses conceitos e compartilhar um guia prático em 10 passos, que revelará tudo o que você precisa saber sobre o tema!

Preparado? Vamos decifrar esse código visual que transforma informação bruta em comunicação eficiente!

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O que é diagramação?

A diagramação é o processo de planejamento e organização do conteúdo visual em meios de comunicação, sejam impressos ou digitais. Imagine-a como um mapa que direciona o olhar do leitor pelas informações, de forma lógica e estética. 

Esse processo tem a capacidade de combinar texto, imagens e outros elementos gráficos com propósito e harmonia. Sua finalidade é melhorar a compreensibilidade e o prazer na sua leitura, mantendo o público engajado e transmitindo a mensagem rapidamente. 

Para empresas e designers gráficos, é algo essencial para comunicar valores de marca, passar credibilidade e estimular uma resposta do público. 

Seguindo nesse pensamento, diagramar documentos, panfletos ou páginas online não é apenas sobre beleza, é sobre funcionalidade e impacto. 

Por que a diagramação é importante para o design gráfico?

Diagramar não é apenas um pilar do design gráfico — ela é o coração pulsante que dá ritmo e fluidez à comunicação visual. Veja a seguir sua importância:

  • Facilita a jornada do leitor, destacando pontos-chave e guiando os olhos de forma intuitiva;
  • Influencia diretamente a maneira como o público absorve e interpreta as informações. 
  • Otimiza a experiência do público e estimula uma associação positiva com a marca autora pelo material. 

Esta é a razão pela qual diagramadores experientes são tão requisitados: eles trazem ordem ao caos visual, tornando tangíveis os conceitos e mensagens que as marcas querem transmitir.

Agora que você já sabe o que é diagramação de livro, jornal, revista ou outro material, já entendeu que, sem uma estrutura devidamente planejada, até o conteúdo mais relevante pode perder impacto.

Então é hora de conhecer seus diversos tipos!

tipos de diagramação

Quais os tipos de diagramação?

No universo do design gráfico, diferentes objetivos e mídias requerem abordagens específicas de organização do conteúdo visual.

Por isso, falar em diferentes tipos de diagramação é reconhecer uma variedade de estilos e técnicas utilizadas para alcançar o melhor resultado visual e funcional. 

Por exemplo, a diagramação de documentos empresariais busca clareza e formalidade, enquanto que diagramar livros e revistas (inclusive virtuais) pode brincar com elementos criativos para aumentar o envolvimento do leitor. 

No design de websites, ela é estratégica para a usabilidade e experiência do usuário: quanto mais intuitiva, melhor a navegação. 

E nos infográficos? O processo precisa traduzir dados complexos em visualmente simples e atraentes. 

Já a publicidade muitas vezes utiliza a organização disruptiva de informações para chamar a atenção e criar impacto. 

Diante disso, entender os exemplos de diagramação em cada uma dessas categorias é decisivo para escolher o tipo certo para cada projeto.

10 dicas para uma diagramação eficiente

Para organizar visualmente um diálogo entre a mensagem e seu público, o designer precisa combinar técnica e criatividade. 

Mas, como transcender os fundamentos teóricos e diagramar de forma a capturar a atenção e facilitar a compreensão? 

O segredo está em um conjunto de práticas que consideram desde a escolha do grid até a utilização adequada de espaços inativos. 

Quer elevar a qualidade de seus projetos? Então confira nossas 10 dicas para diagramar seus projetos de forma eficiente!

Dica 1: Escolha do grid

O uso de grids é essencial para iniciar o processo com o pé direito. Pense nos grids como esqueletos invisíveis que garantem harmonia e alinhamento aos seus elementos visuais. 

Eles servem como guias para alocar texto, imagens e outros componentes de maneira equilibrada. 

Ao escolher o grid, considere o propósito do seu design: grids simétricos trazem estabilidade, enquanto os assimétricos podem adicionar dinamismo. Decida com sabedoria e crie uma base sólida para seu layout!

Dica 2: Hierarquização

Escolhido o grid, é necessário organizar as informações de forma hierarquizada, da mais importante para a menos relevante. Dessa forma, o leitor observará naturalmente o critério desejado pela empresa. 

Esta página deve ser simples e clara para que o cliente tenha uma leitura afável, sem se distrair ou cansar-se do seu material.

Dica 3: Identidade

A empresa deve atentar-se aos padrões de identidade, uma vez que ela é a primeira impressão que passará ao leitor. 

Diante disso, padronize os elementos que compõem seu projeto, como tipografias, cores, elementos gráficos, entre outros. 

Assim, o cliente sentirá segurança na hora fazer um trabalho com a sua empresa e conseguirá identificá-la sem que precise olhar o logotipo.

Mas atenção: diferencie títulos, subtítulos, textos e legendas, para que sejam reconhecidos facilmente pelo leitor.

Dica 4: Fontes tipográficas

Continuando o processo, tenha atenção à escolha da fonte com a qual deseja trabalhar.

Lembre-se de que ela deve ser evidente para o leitor. Caso contrário levará o consumidor a escolher outra empresa que transmita a mensagem com clareza. 

Não encha seus projetos com diferentes topografias, pois isso poderá atrapalhar a leitura.

Se o texto for colocado sobre uma imagem, recomenda-se uma fonte regular e bold, pois assim passará a imagem desejada ao cliente.

Dica 5: Cores

As cores são fundamentais no processo de diagramação de documentos, livros, revistas etc. Portanto, combine-as e use-as a favor de sua empresa. 

As cores escuras em fundos claros trazem leveza e uma percepção positiva

Muito cuidado com combinações que quebram o ritmo da leitura e cansam o consumidor: cores claras em fundos escuros, textos escuros em fundos com alguma particularidade, ou uma fonte branca em um céu azul claro, por exemplo.

Leia também: E-book Psicologia das cores

dicas para diagramação

Dica 6: Imagens

A imagem escolhida em seu projeto deve, antes de tudo, ter qualidade e condizer com o assunto tratado no projeto. Além disso, o profissional deve saber como posicioná-la na página. 

Algumas fotografias já contribuem para uma boa localização, como as que possuem fundos uniformes ou neutros. 

Já aquelas que apresentam muitos detalhes devem ser preferencialmente associadas à utilização de boxers embaixo dos textos, legendas ou títulos.

Dica 7: Quantidade de texto

Uma dica muito importante em qualquer exemplo de diagramação é não exagerar nos textos. 

O leitor certamente vai se cansar do seu projeto e perder o foco

Pense que, ao diagramar sobre uma imagem, ela já terá textos que ocuparão determinado espaço. Por isso, se houver um texto muito grande, é possível que nem caiba. Ou, se couber, ficará extremamente cansativo, como já dito. 

Apresente esse aspecto ao responsável pelo texto para que ele não tenha que cortar informações.

Dica 8: Tipos de papel

Ao diagramar, os profissionais envolvidos devem se atentar ao tipo de papel em que será impressa a arte.

É muito comum que, na tela do computador, o projeto tenha ótima qualidade e nitidez. E na hora de imprimir? Será que a resolução diminui e altera o resultado final?

Dica 9: Legibilidade

Uma das funções primordiais do planejamento e organização do conteúdo visual é comunicar a informação de forma eficiente, certo?

É neste contexto que a legibilidade surge como uma premissa inegociável. Se o material não estiver claro e legível, certamente o seu cliente perderá o interesse pela sua empresa.

Leve em consideração o espaço onde o texto será colocado e se ele será legível quando impresso, se for o caso. 

Nenhum leitor gosta de fazer esforços e decifrar o que está escrito em um material (e isso fará com que ele procure outra marca). 

Dica 10. Espaços em branco

Por fim, não subestime o poder dos espaços em branco. 

Eles são essenciais para criar respiração e foco, direcionando a atenção do leitor para os elementos mais importantes. 

Espaços em branco, ou negativos, ajudam a evitar um layout sobrecarregado, promovem uma leitura mais agradável e conferem uma aparência profissional ao seu design. 

Use-os estrategicamente para separar ou enfatizar conteúdo, facilitando a absorção da mensagem por quem vê.

Procurando elevar o padrão dos seus projetos? Explore a variedade de opções que a Printioferece! 

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Coloque sua criatividade no papel com a Printi!

A arte da diagramação é uma ferramenta imprescindível no arsenal de qualquer designer ou negócio preocupado com comunicação eficaz. 

Seguindo as 10 dicas destacadas, você pode assegurar que seu conteúdo não só capture a atenção, mas também mantenha os leitores engajados, transmitindo sua mensagem claramente. 

Lembre-se de que este processo vai além da estética; é sobre funcionalidade e a experiência do usuário. 

Ao valorizar cada passo do processo, sua marca se destaca pela capacidade de entregar designs que não apenas parecem bons, mas que de fato, funcionam bem.

Transforme sua criatividade em lucro com a Printi e confira ideias e dicas para empreender!

Publicado em 18/04/2024

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